100 títulos

sobre redes sociais, tecnologia e algo mais

Qwiki: uma “nova” experiência de informação

leave a comment »

Já está disponível o Qwiki que se apresenta como uma experiência de informação. A Tecnologia básica do Qwiki assenta na junção de dados sobre um mesmo tópico que são transformados em elementos multimédia interactivos. Os resultados das pesquisas combinam texto, áudio, vídeo e fotos.

Funciona tudo a partir de um motor de busca e há quem diga que não passe de uma enciclopédia narrada. Se pesquisarmos “Lisboa”, será feita uma apresentação audiovisual sobre a cidade, que inclui factos básicos e pontos turísticos.

Criado por Doug Imbruce e Louis Monier, a equipa foi um dos principais motivos pelo destaque que se deu ao Qwiki antes do seu lançamento oficial, para além do investimento de 8 milhões de dólares feito por Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook. Monier foi também fundador do motor de busca Alta Vista e assegura que o “Qwiki não é pesquisa – é um novo formato de mídia e um método inovador de se consumir informação”. Monier e Imbruce pretendem aplicar a tecnologia para outros usos no futuro.

O Qwiki tem neste momento aproximadamente 3 milhões de tópicos e centenas de milhares de utilizadores já registados, de acordo com um comunicado da empresa à data da abertura oficial do Qwiki.com (ontem).

As funcionalidades incluem a possibilidade de partilhar via Twitter, Facebook, Email, incorporar e melhorar qwikis ou contribuir com conteúdo, como vídeos do Youtube e imagens, assim como publicar comentários acerca da qualidade do som, por exemplo.

Já está previsto o desenvolvimento de uma aplicação para iPad, que Imbruce classifica como “melhor que sexo” e eventualmente o lançamento de uma plataforma de publicação personalizada que irá permitir que editores transformem os seus próprios conteúdos em qwikis.

Anúncios

Written by Francisco Manuel Pereira

25/01/2011 às 10:29

Publicado em Qwiki

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: