100 títulos

sobre redes sociais, tecnologia e algo mais

Google perde liderança

leave a comment »

Aceder ao Facebook é hoje mais usual que fazer uma pesquisa no motor de busca da Google, segundo um ranking de acessos divulgado pela Hitwise (clicar no gráfico ao lado).

O que significa passar mais tempo em redes sociais do que em motores de busca? Que preferimos entretenimento a conhecimento? Que queremos passar mais tempo em contacto com os outros?

A Google foi fundada em 1996 e hoje pode dizer-se que foram mais altos que baixos para esta multinacional norte-americana, tendo sido operada uma espécie de googlização da Internet.

O seu motor de busca tornou-se um dos serviços mais conhecidos e acedidos da web. Metabuscadores pouca gente sabe o que são graças à supremacia da Google em termos de pesquisa na Internet. Agrega o motor de busca da Google triliões de sites. Google Books é só um exemplo da intenção de se “googlizar” também o conhecimento. Não pára de crescer o armazém digital de livros da Google que utiliza o reconhecimento óptico de caracteres.

No entanto, a Trend Micro anunciou no final de 2010 que o Google.com está no topo da lista de sites mais perigosos a nível mundial, para não referir o habitat natural de spam em que o motor de busca se transformou. Há uma quantidade enorme de páginas que aparecem em primeiro lugar nas pesquisas e que não possuem qualquer tipo de informação relevante. Foram também noticiados no ano passado alguns problemas de segurança com o Chrome, o browser da Google lançado em 2008.

Como se não bastasse, as críticas não têm sido poucas por parte da comunidade geek norte-americana. Desde 2003, tem-se dado alguma atenção à neutralidade da Internet, com culpas a recaírem do lado da Google, que supostamente beneficia certas empresas/instituições no ordenamento dos sites em detrimento doutras quando apresenta os resultados das pesquisas.

Anúncios

Written by Francisco Manuel Pereira

12/01/2011 às 15:41

Publicado em Facebook, Google

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: