100 títulos

sobre redes sociais, tecnologia e algo mais

Como ser popular no Facebook?

leave a comment »

Um estudo realizado pelo Facebook, que analisou mais de um milhão de actualizações de status*, desvenda o segredo para se ser “popular” na rede social mais utilizada do mundo.

O Facebook (FB), com mais de 500 milhões de utilizadores, prova poder ser boa opção para se analisarem dados de carácter sócio-psicológico (e não só!) sobre os seus utilizadores.

De início, alguns utilizadores podiam achar um abuso a pergunta que lhes é feita: “Em que estás a pensar?”. Mas quem já anda pelo FB há mais tempo, actualiza o status para partilhar aquilo em que está a pensar, para dizer aos outros o que está a fazer – ou finge que está a fazer! – ou simplesmente para obter feedback de outros utilizadores.

À actualização do status do FB podem corresponder alguns padrões interessantes. Para confirmar isto, o FB realizou um estudo sobre o uso de palavras em mais de um milhão de actualizações de status dos seus utilizadores (todos falantes em inglês americano).

O estudo foi levado a cabo com a ajuda do Linguistic Inquiry Word Count (LIWC) – um software de análise de texto que calcula o grau em que as pessoas utilizam diferentes categorias de palavras. O dicionário do LIWC contém 68 categorias de palavras de diferentes tipos que correspondem a determinados construtos psicológicos e linguísticos. As palavras foram categorizadas com base no lugar que ocupam no discurso (pronomes; artigos; tempos verbais), o seu conteúdo emocional (emoções positivas/negativas; tristeza; irritação), e tópicos com as quais se relacionam (escola; trabalho; religião). Segundo o FB, o anonimato dos utilizadores que tiveram as suas actualizações em estudo foi preservado.

No que respeita a popularidade, a utilização de palavras pelas pessoas mais “populares” difere da das pessoas com um número de amigos mais pequeno. Pessoas com mais amigos tendem a usar mais pronomes na segunda pessoa, como “tu” ou “vocês”. Escrevem actualizações mais extensas, e usam mais palavras referentes a música ou desporto. As pessoas mais “populares” também falam menos sobre as suas famílias, são menos emocionais no geral, utilizam poucas vezes verbos no passado e no presente e palavras relacionadas com o tempo.

No que toca aos resultados em termos de idades, confirmam-se os típicos estereótipos sobre os mais novos e os mais velhos. Os mais novos expressam emoções mais negativas (incluindo irritadas) e utilizam muitas vezes palavrões ou recorrem ao calão. Usam mais pronomes referentes a si próprios, como “eu” e “meu” e falam mais sobre a escola. As pessoas mais velhas escrevem actualizações mais longas, usam mais as preposições e os artigos. Falam mais sobre outras pessoas, incluindo a sua família.

O conteúdo emocional das actualizações do status também varia dependendo da hora do dia a que são feitas. O uso de palavras emocionalmente positivas é mais frequente de manhã. O uso de palavras negativas aumenta à medida que o dia avança.

O estudo também confirmou que comentários negativos produzem maior actividade online. Os utilizadores do FB clicam no botão “gosto” quando as actualizações do status expressam emoções positivas. Menos intuitivo é o facto de actualizações positivas receberem menos comentários, por haver pouco mais a acrescentar ao que já foi escrito, provavelmente; as actualizações negativas do ponto de vista emocional recebem mais comentários, com o objectivo, talvez, de consolar.

Se são fidedignos os resultados deste estudo? Qualquer utilizador poderá tentar descobrir se para se ser popular no FB, tudo o que é preciso fazer é escrever uma actualização de status o mais longa possível, falar de música ou desporto, não ser excessivamente emocional, não falar de assuntos familiares, não referir o tempo e usar muito as palavras “tu” ou “vocês”.

*estado

De 2006, este vídeo mostra um lado pouco simpático do Facebook… Se é verdade? Perguntem a Mark Zuckerberg.

Anúncios

Written by Francisco Manuel Pereira

10/01/2011 às 15:36

Publicado em Facebook

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: